MAPA ASTRAL

O Invasor de Beto Brant

"O Invasor", de Beto Brant, é um filme de natureza “Lua em Áries” e “Mercúrio em Escorpião”; ágil, misterioso, direto, tenso e repleto de acordos ocultos entre os personagens. O roteiro de Marçal Aquino traz a história de três sócios que estão em conflito. Dois deles, Giba e Ivan, contratam um assassino profissional, Anísio, para matar Estevão, o sócio majoritário. A primeira cena é justamente esse primeiro encontro deles com o matador. O Ascendente do filme está em Gêmeos (os dois sócios) e lá também está Saturno (regente da Casa 8, a Casa da Morte). Encomendam a morte do sócio. Mercúrio, o regente do Ascendente, está em Escorpião, é uma conversa sigilosa, na Casa 6, a casa dos funcionários, dos empregados, portanto a casa do matador de aluguel. Mercúrio representa Giba, decidido a eliminar Estevão, seguro disso, está em Escorpião, um signo fixo e estrategista, com talento para camuflar atitudes se for do seu interesse. Já Ivan é representado por Saturno retrógrado, regente da 8, das angústias, que está em Gêmeos, portanto a serviço de Giba (Mercúrio). A dualidade entre eles (medo X segurança) permeia todo o filme, assim como a desconfiança que quase todos os personagens têm uns dos outros.

Anísio, o matador, é Marte. Está em Aquário, é imprevisível, autônomo, excêntrico, enxerga o Ascendente e Saturno, parece que domina Ivan e Giba. Marte está conjunto a Parte da Fortuna, uma sorte, a essência do Mapa, o "turning point" e também um segundo Ascendente. Não por acaso, Anísio rouba a cena e é o verdadeiro protagonista do filme, inclusive quem dá seu título. Além de reger a Casa 6, Marte rege o Meio do Céu, os feitos públicos, a empresa e a Casa 11, dos filhos do sócio. Marte também é o próprio Paulo Miklos, antes conhecido como músico e, depois de interpretar Anísio, o que lhe rendeu alguns prêmios, também como ator. As falas do personagem, num Mapa com Mercúrio em Escorpião, foram escolhidas minuciosamente e funcionam como uma espécie de “cereja do bolo” do texto.

A ajuda do rapper Sabotage foi fundamental para a criação de um vilão muito carismático e divertido, a ponto da gente torcer para ele na história. Sabotage também é uma espécie de Parte da Fortuna nesse sentido, tanto por ter auxiliado na composição do personagem, como por ter assinado a tensa trilha sonora, em parceria com o coletivo Instituto, e por sua participação no longa-metragem interpretando si mesmo. Quando Anísio resolve “trabalhar” na empresa de Ivan e Giba (“tô pensando em me envolver, vou dar um trampo aqui, dar sossego pra vocês”) leva Sabotage até lá a fim de que os sócios invistam em sua carreira. Eles acabam dando um dinheiro, mesmo contrariados, e Anísio encerra a conversa, “Sabotage não é pipoca não, ele vai adiantar o lado dele e vai devolver essa merreca procês”. Uma cena antológica não só pelo senso de humor como também por Sabotage ter morrido tragicamente um ano e pouco depois do lançamento de “O Invasor”.

A Lua é uma narradora da história e parece que vai contando os passos de Marte. Começa num trígono com Sol (Casa 3), a conversa com os sócios no bar. Depois encontra Saturno, mata o Estevão, como combinado. Em seguida quadra (enquadra) Júpiter (os sócios e a empresa) e invade sorrateiramente a sede da firma pedindo mais dinheiro e se comportando como se fosse dono do negócio. Depois a Lua faz um sextil com Marte, significador da filha de Estevão, que acaba conhecendo na empresa e com quem começa um romance. A Lua sextilha a Fortuna e a sorte de Anísio muda de vez. Marina é uma garota baladeira que só quer saber de festa e leva Anísio praticamente para morar com ela.

A Lua chega em Touro e a vida de Anísio é um conforto só. A relação deles é deleite taurino, uma tour de sabores mais noturnos que diurnos, regados a sexo, as mais diversas bebidas, drogas e rap. A Casa 2 a partir de Marte é governada por Júpiter exaltado e Anísio se esbalda nos excessos desse novo esquema. Júpiter exaltado em Câncer, aliás, também é protagonista do Mapa de “O Invasor”, pois além de ser o almutem, uma espécie de protagonista da carta astrológica, liga os principais assuntos do filme; os sócios e inimigos por reger o Sagitário, que abre a sétima Casa, a empresa por ser regente de Peixes, a décima, e o dinheiro por estar na segunda Casa. Júpiter é um planeta ligado à abundância e aos excessos, nesse caso de ambição, poder, álcool e etc. Muitas cenas se passam à noite e muitas na Casa 5, dos prazeres, de “tomar uma no bar” e do sexo. Não por acaso a Parte do Espírito, o “vir a ser”, está em Libra que governa esse assunto e Vênus está exilada em Escorpião. Independente do que aconteça, os personagens estão sempre se anestesiando com algum prazer.

Voltando ao movimento lunar, quando a Lua faz um trígono com Vênus, a Casa 12 do Mapa, das coisas escondidas, Ivan descobre que Giba está lhe enganando. Fica desesperado, resolve se entregar mas o policial que o recebe também é parceiro do Giba e o conduz numa viatura até ele e Anísio. A Lua encontra Saturno em Gêmeos e  Ivan será assassinado. Como diz Anísio em uma das últimas cenas do filme, "Morto não fala". Fim